Imagem de PR vai representar Cabo Verde no funeral do Papa Francisco
Jose Maria Neves com Papa Francisco. Foto: Vatican Media

PR vai representar Cabo Verde no funeral do Papa Francisco

Imagem de PR vai representar Cabo Verde no funeral do Papa Francisco

PR vai representar Cabo Verde no funeral do Papa Francisco

O chefe de Estado cabo-verdiano irá representar o país no funeral do Papa Francisco, previsto para o próximo sábado. Para José Maria Neves, o chefe da Igreja Católica foi um grande amigo de Cabo Verde.

José Maria Neves reitera que estava nos planos do Papa Francisco visitar Cabo Verde por altura das comemorações dos 500 anos da criação da Diocese de Santiago.

Foi com o Santo Padre que o arquipélago passou a ter um cardeal e não foi uma dádiva, conforme explica o Presidente.

“Quando eu fui a Roma, na altura da criação do cardeal, e agradeci ao Papa pelo ato de criação do cardeal em Cabo Verde, um pequeno país. Ele disse-me: estamos a fazer justiça a Cabo Verde. Cabo Verde é a diocese-primas da África e eu é que devo agradecer a Cabo Verde por tudo o que fez pelo desenvolvimento da igreja”.

A amizade do Papa Francisco por Cabo Verde vinha dos contactos com os imigrantes cabo-verdianos  nos bairros de Buenos Aires, mas não é só isso, avança José Maria Neves.

“Também por causa do negro Manuel, que foi de Cabo Verde e que teve um papel importante na proteção da igreja, particularmente da Virgem de Juan, na Argentina, e ele avançou o processo de beatificação. Por outro lado, foi com o Papa Francisco que nós concluímos as negociações da Concordata”.

Para o chefe de Estado, que viaja hoje para Roma, Francisco foi uma fonte de luz para a humanidade.

Carlos Santos – Correspondente RDP África

Reprodutor de áudio