Imagem de Procuradoria moçambicana introduz núcleos anti-droga nas escolas
Foto: Jornal O País

Procuradoria moçambicana introduz núcleos anti-droga nas escolas

Imagem de Procuradoria moçambicana introduz núcleos anti-droga nas escolas

Procuradoria moçambicana introduz núcleos anti-droga nas escolas

As escolas moçambicanas passam a contar com núcleos anti-droga. A iniciativa é da Procuradoria Geral da República em parceira com o Ministério da Educação, entre outros sectores, com vista a combater este fenómeno cada vez mais crescente.

Estão reforçadas as medidas de combate contra o consumo de drogas nas escolas, ao nível da capital moçambicana, anuncia a procuradora da cidade de Maputo.

“É no âmbito da prevenção e combate ao uso e consumo de drogas nas escolas. Então nós decidimos criar, a nível de todas as escolas da cidade de Maputo, escolas públicas e privadas, núcleo antidrogas. E estes núcleos são grupos multissetoriais compostos por várias entidades, Serviço de Saúde, Ação Social, PRM, a Comunidade Escolar e principalmente os próprios estudantes que têm essa missão ativa de desenhar atividades, a nível das suas escolas, para prevenir e combater o consumo de drogas nas escolas”.

Natércia Dias fez saber que a medida enquadra-se no âmbito da campanha de combate ao consumo de drogas nos estabelecimentos de ensino.

“Este é um fenómeno que vem crescendo de forma assustadora na nossa cidade. Temos registado situações de crianças, jovens e adolescentes, que consomem drogas na comunidade escolar e isto é uma preocupação para nós na comunidade escolar e não só”.

Foi durante um seminário com os alunos da escola secundária Francisco Manyanga em Maputo, que é a procuradora da cidade anunciou também que serão encerrados os estabelecimentos de venda de bebidas alcoólicas num raio de 500 metros das escolas.

Orfeu de Sá Lisboa – Correspondente RDP África em Maputo

Reprodutor de áudio