Esta distinção enaltece o papel do programa Dossier África enquanto espaço de reflexão e de debate plural sobre o mundo da lusofonia, promovendo valores como a liberdade de expressão, o pensamento crítico e o respeito pela democracia. Para Nuno Sardinha, subdiretor da RDP África, o Prémio “Mário Soares, Liberdade e Democracia” vem “confirmar o canal como um espaço de promoção da memória comum e de construção de uma sociedade plural e democrática no espaço de língua portuguesa“.
O programa Dossier África, com transmissão semanal na RDP África desde 2023, pretende ser um espaço de construção da história comum aos países lusófonos nos últimos 75 anos. Todas as semanas, ao debate de ideias são trazidas diferentes posicionamentos histórico sobre um mesmo tema.
Criado em 2024, o Prémio “Mário Soares, Liberdade e Democracia” é atribuído pelo presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco” e tem o propósito de distinguir projetos que se destacam pelo seu contributo para a promoção dos valores democráticos, entre os quais, o pluralismo de opiniões e a participação cívica. O júri deste prémio é constituído por cada grupo parlamentar, representantes da academia e da Fundação Mário Soares.