A União Africana saudou hoje os resultados da reunião realizada ontem em Doha entre os presidentes do Ruanda e da República Democrática do Congo , para tentar acabar com o conflito no leste deste país.
Em comunicado divulgado no portal eletrónico da organização pan-africana , o presidente da Comissão , Mahamoud Ali Youssouf, destaca o “empenhamento no diálogo e um reconhecimento comum de que a paz, a segurança e a estabilidade são indispensáveis para a prosperidade dos seus países e da região dos Grandes Lagos “.
A mediação das conversões entre os chefes de estado do Congo-Kinshasa e do Ruanda foi feita pelo emir do Qatar.
Segundo apurou o comentador panafricano , José Gonçalves , os dois estados africanos têm fortes ligações económicas e empresariais ao país do médio oriente:
Reprodutor de áudio
Ontem na reunião entre Félix Tshisekedi , líder da RDC e o presidente do Ruanda , Paul Kagame foi estabelecido um cessar-fogo no Kivu do Norte e do Sul.
No entanto não foi anunciado , se os rebeldes congoleses do M23 , apoiados e as tropas de regime de Kigali , se retiram ou não das duas províncias do leste do Congo-Kinshasa, nem é feita referência ao período de duração da trégua .
JORNALISTA ANTONIO SILVA SANTOS RDP AFRICA