FOTO – RTP
Depois do saída de João Lourenço , presidente angolano da mediação do conflito no leste da república democrática do congo , surgem agora três personalidades políticas africanas que vão liderar as novas negociações entre os governos congolês , o movimento rebelde M23 e representantes do executivo ruandês !
Assim a mediação passa a ser coordenada pelo antigo líder da Nigéria , Olusegun Obasanjo , o ex-primeiro-ministro sul-africano , Kaglema Motlanthe e o antiga líder da Etiópia , Sale Zewde .
Os três serão os facilitadores das negociações para acabar com a guerra na região do Kivu , na RDC , um conflito que dura há cerca de três décadas..
José Gonçalves comentador pan-africano considera que este novo formato só resulta , se a mediação for efetiva e conseguir obter um acordo de cessar-fogo entre os beligerantes.
Reprodutor de áudio
Lembro que na passada segunda-feira em Doha , no Qatar , os presidentes da RDC , Félix Tshisekedi e do Ruanda , Paul Kagame estiveram reunidos sob a égide do Emir Al Thamin , encontro surpresa agendado no mesmo dia em que em Luanda , o presidente angolano e da união africana , João Lourenço aguardava pela delegação do movimento rebelde M23 para negociar com representantes do governo do Congo, reunião que acabou por não acontecer.
JORNALISTA ANTONIO SILVA SANTOS RDP AFRICA