A situação de paz e segurança no leste da República Democrática do Congo-RDC, voltou a ser analisada esta terça-feira em Angola. Na capital Luanda decorreu um encontro entre os presidentes angolano, João Lourenço e da RDC, Félix Tshisekedi. O recrudescimento do conflito, a tomada de várias regiões no leste da República Democrática do Congo-RDC, pelo M23 e a tensão com o Ruanda, marcaram a reunião entre o Presidente de Angola e da União Africana, João Lourenço e da RDC Félix Tshisekedi.
No final do encontro, o ministro angolano das Relações Exteriores, Téte António, fez saber que a recente avaliação do evoluir da situação de segurança na região leste da República Democrática do Congo, RDC, feita em Addis Abeba, capital da Etiópia, durante a cimeira da União Africana, colocou a questão de saber quais os passos a dar depois das constatações feitas.
Téte António disse, citamos, “como sabemos de uma situação que preocupa o continente, depois da reunião do Conselho de Paz e Segurança da União Africana justamente dedicada a este conflito. É necessário vermos os próximos passos relativamente à procura de soluções para a tensa situação que conhecemos todos”, afirmou o chefe da diplomacia angolana à saída do encontro entre os dois presidentes.
Téte António considerou preocupante o quadro atual para o continente africano e, muito mais ainda, para quem tem a responsabilidade de avaliar, não só pela mesma situação, mas pelos destinos da União Africana presidida deste sábado pelo chefe de Estado angolano, João Lourenço.
Recordamos que a situação no leste da República Democrática do Congo se tem deteriorado nos últimos dias, sobretudo devido às ações do grupo rebelde M23, apoiado pelo Ruanda, que ocupa de forma intensa várias regiões no leste daquele país que faz fronteira com Angola.
José Silva – Correspondente RDP África em Luanda