Um mês depois da tempestade Erin, que provocou estragos um pouco por toda a ilha de São Vicente, a normalidade ainda não está totalmente reposta, mas há melhorias é vários domingos. A avaliação é do presidente do Serviço Nacional de Proteção Civil e Bombeiros.
A eletricidade e a água já chegam a toda a ilha… a rede de esgotos aos poucos vai sendo recuperada.
Cerca de 34 famílias desalojadas já estão em casas próprias… As que tinham sido abrigadas em escolas passaram para estruturas temporárias, para permitir o arranque do novo ano letivo…
Na próxima segunda-feira, mais 15 pessoas vão ser realojadas de forma definitiva… até este momento seis das 52 arrastadas para o mar já foram recuperadas…
De acordo com o presidente da Proteção Civil, Major Domingos Tavares, aos poucos São Vicente vai recuperando a sua rotina diária:
O responsável destaca ainda o trabalho de pós-desastre que a Proteção Civil está a realizar em parceria com as Nações Unidas.
Sobre as lições a retirar da passagem da tempestade Erin, Domingos Tavares considera que o mais importante é investir na prevenção.
Enquanto vigorar o estado de calamidade decretado pelo Governo, a Proteção Civil vai continuar no terreno a avaliar riscos, apoiar na distribuição de cestas básicas e realojar famílias que perderam as suas casas.
Carlos Santos – correspondente RDP África na Praia