O governo moçambicano traçou o balanço bastante negativo da passagem da tempestade tropical Jude pela região norte e centro de Moçambique. De acordo com o executivo, uma pessoa morreu, 18 ficaram feridas e a destruição de infraestruturas sociais e económicas é grande.
O porta-voz do Governo, Inocêncio Impissa, avança para os impactos iniciais da tempestade tropical severa Jude, que teve como epicentro a província de Nampula, no norte de Moçambique.
“Como impactos preliminares, apontam-se o registro de um óbito, 18 feridos, 2.155 pessoas afetadas, o que corresponde a 380 famílias, 380 casas totalmente destruídas e 28 parcialmente, 27 escolas destruídas, 3 salas de aulas também totalmente destruídas”.
A tempestade tropical severa caracterizou-se pela ocorrência de ventos fortes, rajadas de 195 km por hora e chuvas intensas acima de 240 milímetros por hora.
“Continuam trabalhos para aferição da real dimensão e da destruição e seus impactos, ao mesmo tempo que as ações de busca, salvamento e socorro ocorrem”.
O Governo Moçambicano, reunido na 7ª Sessão Ordinária do Conselho de Ministros, considerou bom o desempenho do plano de governação fixado para os primários 100 dias, quando estão já decorridos 54 dias desde a tomada de posse de Daniel Chapo como 5º Presidente da República de Moçambique.
Orfeu de Sá Lisboa – Correspondente RDP África em Maputo