A comissão provincial de eleições em Cabo Delgado está preocupada com a situação de terrorismo que pode afetar o decurso das eleições gerais marcadas para o dia 9 de outubro. Para já garante estar a trabalhar com vista a que o processo decorra até em zonas afetadas pelos ataques terroristas.
Devido aos ataques terroristas que ainda se registram em algumas zonas da província de Cabo Delgado, a Comissão Provincial de Eleições, diz o Vogal Alberto Sabe, que se trabalha ainda assim para que o processo decorra no dia 9 de outubro.
“Nós vamos às três regiões e nesses distritos não estão isentas, portanto, nós vamos àqueles distritos que foram críticos, que são críticos, e porque recenseamos, assim, com certeza, há equipas que vão nesses distritos para fazerem a réplica desta formação”.
Quanto ao número de mesas de votação a serem instaladas, nada se sabe até o momento.
“É prematuro tratar de quantas mesas. Aliás, ao nível da província, estão a decorrer formação dos formadores provinciais dos membros das mesas de distribuição de votos (MMVs). Então, não temos o dado concreto da distribuição das mesas”.
Neste momento, decorre a campanha eleitoral em todo o país, iniciada 24 de agosto e se prolonga até 6 de outubro.
As eleições gerais estas estão marcadas para o dia 9 de outubro.
Orfeu de Sá Lisboa – Correspondente RDP África em Maputo