O Presidente cessante da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, voltou a mudar de país, depois do golpe militar da semana passada. Embaló já vai no terceiro país africano onde procura refúgio. Agora está no norte de África, como explica a jornalista o jornalista Frederico Pinheiro.
Mais precisamente em Marrocos, a informação está a ser avançada pela publicação Jeune Afrique, que cita fontes marroquinas. O Umaro Sissoco Embaló estará agora na capital do país do norte de África, em Rabá.
Recorde-se que Embaló abandonou a Guiné-Bissau na quinta-feira, um dia após o golpe de Estado militar, foi para o Senegal, mas saiu de Dakar após críticas do próprio primeiro-ministro senegalês, Ousmane Sonko, que classificou o golpe estadunidense como uma farsa.
Descontente com as críticas, que rejeita Sissoco, foi para o Congo no fim de semana. Ficou em Brazzaville até há momentos. Agora, o novo destino é Rabá, Marrocos.Chegou esta manhã, acompanhado por uma dezena de pessoas, num voo especial. Eram nove horas da manhã, garante Jeune Afrique.
A RDP África contactou a equipa de Umaro Sissoco Embaló para confirmar esta informação, mas não recebeu qualquer resposta até o momento.