O União Recreativo do Kilamba conquistou a quadragésima sétima edição do Carnaval de Luanda com 947 pontos. O anúncio, esta quarta-feira, pela comissão organizadora do entrudo da maior festa popular na capital angolana.
É a terceira vitória consecutiva do grupo do Município do Rangel, um dos musseques ou bairros de Luanda com tradição de Carnaval.
O União Recreativa do Kilamba conquistou o título com uma canção em enredo que rendeu homenagem a Kituxi e seus Acompanhantes , grupo de música folclórica angolana. O líder dos vencedores Olida Rocha, emocionado, afirmou que a vitória recompensa todo o esforço e inovação no Carnaval.
“Nós fizemos um belíssimo espetáculo, memorável, jamais visto no Carnaval de Luanda e é merecido essa vitória para a União Recreativa do Quilamba. Pauli sinaliza algumas dificuldades para preparar o enredo que convenceu o público e o júri. Nós temos imensas dificuldades como qualquer outro grupo. Lógico que nós transformamos as nossas dificuldades como oportunidades de planos bens e essas coisas todas”.
Olida Rocha e a conquista do Carnaval. Em segundo lugar ficou a União Mundo da Ilha com 843 pontos, enquanto a União Njinga Mbande ficou na terceira posição.
Em quinto lugar ficou outro grupo que esperava pelo título, a União Kiela. Daí a contestação. Eu não sei, esse grupo de jurado, o que tem contra mim ou com o Kiela.
“Se tiver algum problema contra mim, eles que vão contra mim, mas deixem o Quiela, a vontade de deixar o Quiela evoluir. Até quando? Quem disse que em três, quatro anos só um grupo é que ganha? Aonde é que já se viu isso? Grupos que saíram à frente de mim não estavam em condição de sair à frente de mim. Não desfilaram melhor que eu. Até quando é que isso vai acontecer?”
Maravilha dos Santos, líder da União Kiela, ficou no quinto lugar da classificação.
A maior festa popular de Angola ao Carnaval deste ano foi dedicado às celebrações dos 50 anos de independência do país.
José Silva-Correspondente RDP África