As autoridades angolanas estão empenhadas em promover o conceito ou ideia do Orçamento Cidadão, com a finalidade de explicar com clareza e simplicidade a essência deste documento aos mais novos. A publicação do Orçamento Cidadão 2025 em Angola é uma demonstração do compromisso do Governo com a transparência e a literacia para uma cidadania participativa e responsável, diz o ministério das finanças. Esta segunda-feira foi realizada uma sessão de esclarecimento sobre o Orçamento referente ao ano 2025.
Foi um exercício promovido pelo Ministério das Finanças, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em Angola, que juntou atores do Estado e da sociedade civil com realce para organizações que trabalham com e para jovens.
A secretária de Estado para Orçamentos, Luciene de Sousa, referiu-se da necessidade de realização de sessões do género para que haja transparência e reforço da ideia de cidadania.
“Vivemos numa era em que a confiança dos cidadãos nas instituições públicas se constrói e se mantém com transparência, simplicidade e inclusão. E é isso que nos move. Por isso este documento existe. Para traduzir o essencial do Orçamento Geral de Estado numa linguagem clara, acessível e viva. E é gratificante ver o Orçamento Cidadão tornar-se uma referência de literacia orçamental no nosso país, especialmente junto dos mais jovens”.
Já à representante adjunta do Unicef em Angola, Cristina Borgiolo, frisou que se pretende tornar essa explicação do Orçamento Geral do Estado na componente Orçamento Cidadão cada vez mais abrangente devido ao seu impacto na vida dos cidadãos.
“Esta parceria almeja alcançar cada vez mais crianças, jovens, associações e cidadãos em geral para melhorar as contribuições ao Orçamento Geral do Estado e o seu impacto na vida das pessoas, especialmente das crianças angolanas. O Orçamento Cidadão 2025 é um documento essencial que simplifica e torna acessível os detalhes do Orçamento Geral de Estado aprovado”.
A representante adjunta em Angola do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) quando intervinha esta segunda-feira em Luanda na cerimónia de apresentação do Orçamento Cidadão 2025.
José Silva – Correspondente RDP África em Luanda