O presidente da câmara municipal de São Domingos, Isaías Varela, deverá ser eleito hoje o novo presidente da Associação Nacional dos Municípios de Cabo Verde. A eleição para os órgãos sociais é um dos pontos do décimo congresso da ANMCV que acontece hoje na cidade da Praia.
Pela primeira vez desde a instauração do municipalismo em Cabo Verde, o PAICV é o maior partido autárquico, um estatuto que advém do facto de ter ganho 15 das 22 câmaras municipais nas últimas eleições.
Por isso, é o partido que indica o nome para presidir o Conselho Diretivo da ANMCV e o escolhido entre os pares é o autarca de São Domingos, Isaías Varela.
“Decidimos, com o apoio da maioria dos meus colegas autárquicos do PAICV, protagonizar uma candidatura que esteja sintonizada com a mudança ocorrida com as eleições autárquicas de 1 de dezembro e com as expirações expressas por quase 70% dos munícipes eleitores cabo-verdianos”.
A escolha de Isaías Varela suscitou um pedido de impugnação por parte do autarca Carlos Chacilva de Santa Cruz, também do PICV, uma ação entretanto já rejeitada pelo Conselho de Jurisdição do partido.
Quem também está disponível para se candidatar à liderança da Associação Nacional dos Municípios é o presidente da Autarquia dos Mosteiros, na Ilha do Fogo, cenários que não preocupam para já Isaías Varela.
“Nós estamos aqui no quadro das eleições internas em que eu fui eleito para a maioria, sobretudo, os presidentes das câmaras de assembleia. Então isso mostra também que é uma candidatura da maioria e do PAICV”.
Para além da eleição dos órgãos estatutários, será discutida no Congresso de hoje a Agenda Autárquica 2024-2028, um documento que será apresentado pelo novo presidente da Associação Nacional dos Municípios de Cabo Verde.
Carlos Santos – Correspondente RDP África