Os órgãos eleitorais a nível dos distritos da cidade de Maputo atribuem vitória ao candidato presidencial Daniel Chapo e ao partido Frelimo nas eleições gerais de 9 de outubro. Os resultados do apuramento preliminar foram anunciados em cerimónia solene.
Só no distrito Chamanculo, por exemplo, Daniel Chapo, o candidato presidencial da FRELIMO, é dado como vencedor pela Comissão Distrital de Eleições com 51,3%, seguido de Venâncio Mondlane, o candidato presidencial suportado pelo PODEMOS, com 25,35%, relegando assim, para o 3º e 4º lugares, Ossufo Momade, da RENAMO, e Lutero Simango, do MDM.
De um modo geral, os resultados de apuramento parcial divulgados pelas comissões distritais ao nível da cidade de Maputo, contestados pela oposição, atribuem vitória a Frelimo e ao seu candidato com uma margem mínima.
Para o mandatário António Mahumane, foi um processo renhido.
“É um resultado que mostra que a disputa foi muito grande, não há muita oscilação, contudo, nós estamos satisfeitos com este resultado, pois mostra a realidade do próprio distrito”.
Quanto às eleições legislativas, os dados divulgados indicam também que a Frelimo vai na frente, seguido pelo PODEMOS, depois a RENAMO e o MDM.
A divulgação dos resultados foi em grande parte boicotada pelos partidos dos partidos da oposição que não se fizeram presentes num claro sinal de contestação.
Orfeu de Sá Lisboa – Correspondente RDP África em Maputo