Em Cabo Verde, os novos titulares das câmaras e assembleias municipais saídos das eleições de dezembro começam a ser empossados esta quinta-feira.
O calendário das cerimónias foi comunicado pelo Governo através do Ministério da Coesão Territorial. No município da Praia, o ato de tomada de posse das equipas lideradas por Francisco Carvalho na Câmara e Clara Marques na Assembleia Municipal acontece na sexta-feira e será presidido pelo Ministro do Estado, da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social.
Em São Vicente, a sessão marcada para esta quinta-feira será presidida pelo chefe do Governo.
No município de Santa Catarina de Santiago, a posse dos novos autarcas está prevista para sábado e contará com a presença do ministro da Administração Interna.
Os resultados das últimas eleições indicam que das 22 câmaras municipais, três terão uma governação partilhada.
Foi esta a indicação dos eleitores em São Vicente, no Tarrafal e São Nicolau e em São Lourenço dos órgãos.
O município da Brava é o único caso da coabitação política, em que o PAICV detém o executivo camarário por inteiro, mas tem menos um deputado municipal do que o Movimento para a Democracia.
Perante este cenário, o novo presidente da autarquia, Amândio Brito, promete apostar no diálogo e na partilha de ideias.
“Para que possamos juntos realizar os projetos fundamentais da ilha, sobretudo, fazermos o nosso trabalho é também em observância dos principais interesses da ilha”.
As eleições autárquicas do dia 1 de dezembro foram ganhas pelo Partido Africano para a Independência de Cabo Verde, que agora passa a governar 15 das 22 autarquias cabo-verdianas.
Carlos Santos – Correspondente RDP África