Imagem de Cabo-Verde: A PONTE lança série de conversas interativas sobre saúde mental
Foto: Ministério Saúde de Cabo Verde

Cabo-Verde: A PONTE lança série de conversas interativas sobre saúde mental

Imagem de Cabo-Verde: A PONTE lança série de conversas interativas sobre saúde mental

Cabo-Verde: A PONTE lança série de conversas interativas sobre saúde mental

O presidente da  Associação para a Promoção da Saúde Mental defende a realização de estudos e inquéritos que permitam conhecer a real situação de Cabo Verde nesta matéria, um alerta no dia em que a A PONTE inicia uma série de conversa interativas sobre a saúde mental dos cabo-verdianos. 

O psicólogo entende que é chegada a hora de Cabo Verde dar um salto qualitativo na forma como se lida com a saúde mental. Uma abordagem que, na opinião do presidente da A PONTE, pressupõe conhecer a real situação do país em termos de prevalência e incidência das várias patologias na área da saúde mental.

José António dos Reis considera que a falta de indicadores fiáveis impede a adoção de medidas que promovam a saúde mental.

“É necessário sabermos como é que estamos em termos de depressão a nível do país, em termos de esquizofrenia, em termos de psicose maníaco-depressiva, quais as incidências que existem, portanto, a nível do país”. 

O presidente da Associação para a Promoção da Saúde Mental cita o último inquérito realizado pelo Instituto Nacional de Eleições sobre doenças não transmissíveis. De acordo com os dados, 3,3% da população tinha, nos últimos 12 meses, pensado em suicidar-se.

Destes, 1,7%, quase 7 mil cabo-verdianos, tinham mesmo tentado, por fim, a própria vida. Por isso, defende José António dos Reis, é preciso estudar as causas do fenómeno.

“Para podermos ter elementos mais objetivos, para poder melhor definir uma estratégia de intervenção focalizada sobre os fatores que influenciam as pessoas a tomar decisões do tipo de pôr termo à sua vida”.

Para assinalar, o Dia Mundial da Saúde Mental, A PONTE iniciou uma série de conversas interativas hoje e amanhã na Cidade da Praia. A iniciativa continua nos próximos dias nas ilhas de São Vicente, Santo Antão e Sal. 

Carlos Santos correspondente RDP África na Praia  

Reprodutor de áudio