O Instituto de Meteorologia, o INAMET, alerta para que possa ocorrer nos próximos três meses em Luanda, Moxico e Kuando Kubango. Dados do governo indicam que o país registou na época chuvosa 2023/2024 um total de 567 mortos devido aos impactos das chuvas.
O Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica de Angola, INAMET, prevê a chuva acima do normal nos meses de novembro, dezembro e janeiro, nas províncias do litoral e norte do país, com destaque para Luanda, Kuando Kubango e Moxico.
No primeiro trimestre de 2025, segundo o INAMET, a parte leste do Cunene, província fortemente fustigada pelas secas, irá registrar igualmente chuva acima do normal.
Segundo o INAMET, neste período, o país irá registrar enxurradas acima do normal.
Em Luanda, a falta de manutenção regular do sistema de drenagem preocupa os moradores, embora o governo provincial de Luanda garanta que o limpe periodicamente para evitar constrangimentos no período chuvoso.
O país registou, na época chuvosa, 2023 -2024, um total de 567 mortos mais 175 que no período anterior, 202 -2023, segundo dados do governo 2023 -2023.
Correia Magalhães, em serviço especial para a RDP-África