Ministros do Turismo da CPLP reúnem-se hoje em São Tomé no XII encontro. A reunião deste ano tem como tema, turismo sustentável e inclusivo, desafio e oportunidades na CPLP.
Desde a presidência angolana da CPLP, em maio de 2022, que este encontro dos ministros do turismo dos países da comunidade não se realizava.
Para Manoel Lapão, diretor de cooperação da CPLP, trata-se de um encontro importante, tendo em conta a relevância estratégica do setor do turismo para os países membros da comunidade.
“Como nós sabemos, o turismo é de facto um dos ativos mais importantes que os nossos estados membros têm em benefícios das suas economias, ele impacta decisivamente na vida económica dos nossos estados e por isso adquire uma relevância estratégica para uma comunidade como a CPLP, em que os nossos estados membros estão posicionados em diferentes enquadramentos regionais e por isso a maioria da formulação de políticas públicas no setor do turismo é um vetor que a todos nos interessa”.
A apreciação do grau de execução das atividades do turismo na CPLP é um dos objetivos do encontro que este ano tem como tema “Turismo Sustentável e Inclusivo: Desafios e Oportunidades na CPLP”
“Estas uniões permitem, no fundo, apreciar o grau de execução do plano de atividades do turismo da CPLP de 2022-2024 e propor novas ações para um plano de 2024-2026. Essas uniões servem, sobretudo, para, no fundo, estreitarmos mais os nossos laços da amizade e de cooperação, nomeadamente no setor do turismo”.
Rute Umbelina, diretora do turismo de São Tomé e Príncipe e coordenadora da área do turismo da CPLP, destaca o portal do turismo da CPLP como uma das boas ações concretizadas no âmbito desta cooperação.
Óscar Medeiros – Correspondente RDP África em São Tomé