Imagem de São Tomé e Príncipe tem novo Governo
Carlos Vila Nova, Presidente são-tomense. Foto: Presidência de São Tomé e Príncipe

São Tomé e Príncipe tem novo Governo

Imagem de São Tomé e Príncipe tem novo Governo

São Tomé e Príncipe tem novo Governo

O Presidente são-tomense, Carlos Vila Nova, nomeou na noite de segunda-feira os membros do XIX governo constitucional. A tomada de posse do novo executivo está marcada para esta terça feira. 

O 19º Governo Constitucional do São Tomé e Príncipe, sob a chefia de Américo Ramos, é composto por seis homens e quatro mulheres, segundo o decreto presidencial tornado público esta segunda-feira.

A primeira ministra de Missionária, Ilza Amado Vaz, cuja nomeação durou apenas três dias, está na lista dos novos membros do Governo, ocupando a pasta de Ministra de Estado dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades. No anterior executivo, Amado Vaz era ministra da Justiça, Administração Pública e dos Direitos Humanos.

Para o novo Governo, também transitaram a ministra do Ambiente, Nilda da Mata, acumulando as pastas da Juventude e Turismo e Sustentabilidade, o ministro Gareth Guadalupe, que saltou dos Negócios Estrangeiros e Comunidades para ministro de Estado, Economia e Finanças, e a ministra da Educação, Cultura, Ciências e Ensino Superior, Isabel Viegas de Abreu, que permanece no cargo.

Entre as estreias do Governo, encontram-se Vera Cravid, atual Procuradora do Ministério Público, para a pasta da Justiça, Assuntos Parlamentares e Direito da Mulher; Horácio de Sousa, um oficial das Forças Armadas, para o cargo de ministro da Defesa e Ordem Interna.

Nelson Cardoso, antigo diretor do Instituto Nacional de Estradas, é o novo ministro das Infraestruturas e Recursos Naturais. Nilton Garido Sousa Pontes, ministro da Agricultura, Pescas e Desenvolvimento Rural; Celso Matos, médico ortopedista, é o novo ministro da Saúde e Jocel dos Ramos, ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

Entre os ministros do anterior Executivo, deixados de fora do atual Governo, estão Genésio da Mata, que ocupava a pasta das Finanças.

Eurídice Medeiros, da Juventude e do Desporto, Disney Silva, da Economia

Abel Bom Jesus, da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pesca

Jorge Amado, da Defesa e Administração Interna

Ângela Costa, da Saúde e dos Direitos da Mulher

Lúcio Magalhães da Presidência do Conselho de Ministros e Assuntos Parlamentares

Celso Junqueira, do Trabalho e da Solidariedade e

José Rio, ministro das Infraestruturas e Recursos Naturais

O novo primeiro-ministro, Américo Ramos, e os dez ministros do XIX Governo Constitucional de São Tomé e Príncipe tomam posse esta terça-feira.

Óscar Medeiros – Correspondente RDP África em São Tomé