PROGRAMAÇÃO já tocou
20:47 Melodia suave (2024)
Imagem de Cabo Verde inicia construção da nova sede do Arquivo Nacional
Foto: Arquivo Histórico Nacional de Cabo Verde

Cabo Verde inicia construção da nova sede do Arquivo Nacional

Imagem de Cabo Verde inicia construção da nova sede do Arquivo Nacional

Cabo Verde inicia construção da nova sede do Arquivo Nacional

Já arrancou o processo para a construção de uma nova sede  Instituto do Arquivo Nacional de Cabo Verde. Esta manhã será apresentado na cidade da Praia a versão preliminar do projeto do futuro edifício. 

Há muito que se fala na necessidade de se deslocalizar o arquivo histórico de Cabo Verde. Desde a sua criação, em 1988, o serviço tem funcionado na antiga alfândega da praia. A sua localização nas proximidades de uma zona balnear, sujeito à umidade e a paredes meias com uma central elétrica, são fatores que põem em risco o acervo documental do país, (0:24) conforme explica o presidente da IANCV (Instituto do Arquivo Nacional de Cabo Verde), José Maria Borges.

“Aquela zona é muito húmida, os armazéns têm bastante infiltração de cristais, um conjunto de problemas, mas pronto, vamos resolvendo aos poucos, mas não é o ideal. E depois há uma outra questão que é a transição para o digital”.

Uma exigência para a qual o edifício não está preparado. Por isso, em articulação com a infraestrutura de Cabo Verde, o processo que irá desembocar na construção de uma nova sede para o Instituto do Arquivo Nacional já avançou.

“Já foi lançado o concurso agora, que irá decorrer até meados de junho todo o processo para ficará fechado. A seguir vem a mobilização do financiamento para a construção do edifício”.

 José Maria Borges já tem uma ideia de onde o Estado poderá ir buscar o dinheiro.

“A solução que poderá ser encontrada para a construção é procurar parceiros que estejam interessados, quiçá, naquele espaço e encontrar aqui uma resposta que poderá financiar a construção de um novo espaço e libertar aquele espaço para qualquer tipo de empreendimento”.

O Presidente do Instituto do Arquivo Nacional de Cabo Verde acredita que em menos de três anos todo o acervo documental e arquivístico do país estará conservado na futura sede.

Carlos Santos – Correspondente RDP África

Reprodutor de áudio