Imagem de União Recreativo do Kilamba conquista 47ª edição do Carnaval de Luanda
União Recreativo do Kilamba, vencedora da Classe A de adultos do Carnaval de Luanda. Foto: RNA

União Recreativo do Kilamba conquista 47ª edição do Carnaval de Luanda

Imagem de União Recreativo do Kilamba conquista 47ª edição do Carnaval de Luanda

União Recreativo do Kilamba conquista 47ª edição do Carnaval de Luanda

O União Recreativo do Kilamba conquistou a quadragésima sétima edição do Carnaval de Luanda com 947 pontos. O anúncio, esta quarta-feira, pela comissão organizadora do entrudo da maior festa popular na capital angolana. 

É a terceira vitória consecutiva do grupo do Município do Rangel, um dos musseques ou bairros de Luanda com tradição de Carnaval.

O União Recreativa do Kilamba conquistou o título com uma canção em enredo que rendeu homenagem a Kituxi e seus Acompanhantes , grupo de música folclórica angolana. O líder dos vencedores Olida Rocha, emocionado, afirmou que a vitória recompensa todo o esforço e inovação no Carnaval.

“Nós fizemos um belíssimo espetáculo, memorável, jamais visto no Carnaval de Luanda e é merecido essa vitória para a União Recreativa do Quilamba. Pauli sinaliza algumas dificuldades para preparar o enredo que convenceu o público e o júri. Nós temos imensas dificuldades como qualquer outro grupo.  Lógico que nós transformamos as nossas dificuldades como oportunidades de planos bens e essas coisas todas”.

Olida  Rocha e a conquista do Carnaval. Em segundo lugar ficou a União Mundo da Ilha com 843 pontos, enquanto a União Njinga Mbande ficou na terceira posição.

Em quinto lugar ficou outro grupo que esperava pelo título, a União Kiela. Daí a contestação. Eu não sei, esse grupo de jurado, o que tem contra mim ou com o Kiela.

“Se tiver algum problema contra mim, eles que vão contra mim, mas deixem o Quiela, a vontade de deixar o Quiela evoluir. Até quando?  Quem disse que em três, quatro anos só um grupo é que ganha? Aonde é que já se viu isso? Grupos que saíram à frente de mim não estavam em condição de sair à frente de mim. Não desfilaram melhor que eu. Até quando é que isso vai acontecer?”

Maravilha dos Santos, líder da União Kiela, ficou no quinto lugar da classificação.

A maior festa popular de Angola ao Carnaval deste ano foi dedicado às celebrações dos 50 anos de independência do país.

José Silva-Correspondente RDP África

Reprodutor de áudio