Imagem de Moçambique: Conselho de Combate ao Sida garante antirretrovirais aos doentes

Moçambique: Conselho de Combate ao Sida garante antirretrovirais aos doentes

Imagem de Moçambique: Conselho de Combate ao Sida garante antirretrovirais aos doentes

Moçambique: Conselho de Combate ao Sida garante antirretrovirais aos doentes

O Estado moçambicano tem antirretrovirais suficientes para o tratamento da pessoas que vivem com o HIV SIDA. A garantia é do Presidente do Conselho Nacional de Combate ao HIV SIDA, Francisco Mbofana.

É do presidente do Conselho Nacional de Combate ao Sida que chega a garantia aos seropositivosde que, apesar da suspensão do apoio pelos Estados Unidos da América em 400 milhões de dólares ao setor da saúde, o país está confortável.
“A indicação que nós tínhamos em fevereiro é que nós tínhamos condições para ter os medicamentos até o fim do ano e continuar a ter esses medicamentos, pelo menos até ao final de 2026, não só da contribuição do Governo, mas também ao financiamento do Fundo Global é de ciclo de três anos e o terceiro ano é de 2026″.

Francisco Mbofana garante que o Governo moçambicano está a tomar medidas de mitigação paraque não faltem medicamentos.

“Nós temos três fontes principais para o financiamento nessa área dos medicamentos.Temos o financiamento do Governo, mas também temos o Fundo Global de luta contra HIV, tuberculose e malária, que tem sido o responsável pela compra de cerca de 70% dos medicamentos. Depois temos o Governo americano que adiciona a esta parte”.

Estima-se que existam em Moçambique cerca de 2,4 milhões de pessoas que vivem com HIV-SIDA.

Orfeu de Sá Lisboa – Correspondente RDP África em Maputo