Nova onda de ataques em várias aldeias de Cabo Delgado. Há movimentações em diversos pontos e a menos de 100 quilómetros de Pemba, a capital da província. Paula Borges.
São informações avançadas à RDP África nos últimos minutos por uma fonte na província e também pelo Jornal Moz24, que mantém contacto muito próximo com líderes comunitários e com habitantes das aldeias.
Apurou a equipa do Jornal que as comunidades de Mazese e Chiúre Velho estão sob fogo cruzado. Os insurgentes entraram e ocuparam as aldeias.
As Forças de Defesa e Segurança estão a tentar intervir para dispersar os homens armados. Informações apuradas também pelo Moz24 indicam que os insurgentes entraram ontem na aldeia de Mazese, a cerca de 30 quilómetros da sede do distrito de Chiúre, e incendiaram casas. Hoje chegam informações segundo as quais estão a ser queimadas residências em Chiúre Velho.
Não há, por enquanto, confirmação de mortos, mas há um ambiente de medo e terror numa vasta zona. A população está já a abandonar as áreas de residência e a procurar refúgio seguro nas matas. Há outras pessoas também que arriscam a vida e preferem caminhar para a sede do distrito.
O que é relatado é, de facto, um ambiente de pânico. Uma fonte da população disse também que há movimentação de carros militares que estão a deslocar as tropas moçambicanas para os locais dos ataques. Outra fonte adianta à RDP África é que estes homens pernoitaram perto da aldeia: a aldeia de Silva Macua. O grupo era muito grande, perto de 70 pessoas, mas poderiam ser mais. Raptaram pelo menos dois jovens, mas estes conseguiram fugir.
Disseram também fontes locais que este grupo se dividiu em dois, tendo um seguido para Mazeze, Chiúre Velho e outro rumado mais em direção à Chiúre.
Paula Borges – Jornalista RDP África