PROGRAMAÇÃO já tocou
12:33 Consultório Juridico - Semanal
Imagem de Eleição Presidencial em Costa do Marfim-2025

Eleição Presidencial em Costa do Marfim-2025

Imagem de Eleição Presidencial em Costa do Marfim-2025

Eleição Presidencial em Costa do Marfim-2025

Um dos países que compõe a zona CEDEAO com 32 milhões de habitantes vai à eleição presidencial em outubro do ano em curso para escolher o seu futuro e novo presidente da República. Costa do Marfim é o mais estratégico país da zona CEDEAO, na Costa Ocidental de África, com forte influência nas decisões políticas e peso económico ao lado de países como Gana e Nigéria. Um produtor nato de Cacau e Marfim, umas das bases de sua economia. 

O tema a dominar nestas eleições nestes últimos tem sido o fenómeno Tidjani Thiam. Um ex-banqueiro, notável funcionário de PRUDENTIAL, BLOOMBERG, ex-ministro de Henri Konan Bédié, um nome bem conhecido, reconhecido e recomendado nos lides internacionais e corredores económicos do mundo. Enfim, ex-patrão de Credit Suisse- empresa de serviços financeiros e gestão de património global, com sede em Zurique, Suíça.

Se o percurso do alto funcionário internacional, dono de uma carteira influente ao nível mundial, presença assídua no Fórum Economico Mundial constituem valências e vantagens para Thiam, por outro lado, o fato de ter dupla cidadania- a francesa e marfinense, o fato de se ter permanecido por muito tempo fora do país tem constituído uma dor de cabeça para o líder de PDCI- ex partido do presidente Félix Houphet Boigne, primeiro presidente e C.D independente. 

O seu adversário tem alegado a questão da cidadania de Tidjane como o motivo para invalidar a sua candidatura, enquanto que para equipa de Thiam não há problema neste sentido, uma vez que o próprio Tidjani Thiam fez questão de abrir a mão da cidadania francesa bem antes da eleição. Esta questão vem sendo colocada apenas pelos adversários do Tidjani, passado duas semanas, na TV5, canal televisivo francesa, o jornalista voltou a colocar mesma questão- Dupla Nacionalidade de Tidjani.  

Contudo, as qualidades de Tidjani Thiam e sua capacidade para dirigir o país ninguém tenta colocar em causa. Com Gbagbo e outras candidaturas pesadas já fora de concorrência, e, ainda com a incógnita candidatura de Alassane Ouatara, Tijani Thiam tem sido o nome mais badalado e apontado/indicado possível presidente de Costa do Marfim. 

 Costa do Marfim é um país pós-conflito, apesar de tudo, conta com um bom nível de crescimento económico, com uma população bastante jovem e uma económica atraente, vai se precisar de um presidente que saiba combinar a sua influência política para atrair mais investimento estrangeiro e, ao mesmo tempo, usar a sua capacidade política interna para apaziguar possíveis sequelas e crises internas, nomeadamente pós-eleição. 

É uma realidade política que conta e importa na sub-região, onde está inserida a Guiné-Bissau, país com o qual partilha moeda e política sub-regional. Aliás, de salientar que, entre os dias 6 e 8 de abril, Thiam vai estar no DJIBUTI FORUM 2025 com nomes guineenses como Paulo Gomes e Carlos Lopes.