O fenómeno climático La Niña está a intensificar condições meteorológicas extremas em várias regiões do continente africano, com impactos significativos ao nível de inundações e secas severas. O alerta é da FEWS NET, a Rede de Sistemas de Alerta Prévio contra a Fome.
Segundo a organização, os efeitos associados ao La Niña estão a agravar a vulnerabilidade de várias populações, aumentando o risco de insegurança alimentar aguda em países já expostos a fragilidades climáticas e socioeconómicas.
João Costa Dias – Jornalista RDP África
A FEWS NET é uma rede internacional dedicada à monitorização e previsão de situações de insegurança alimentar aguda em países vulneráveis. A organização foi criada em 1985 pela agência norte-americana USAID, na sequência das grandes fomes registadas na África Oriental e Ocidental.
A rede fornece alertas precoces sobre riscos de fome e crises alimentares, analisando fatores como o clima, conflitos, mercados, agricultura e nutrição. Apoia o planeamento de respostas humanitárias em cerca de 30 dos países mais inseguros do mundo. A FEWS NET também publica regularmente relatórios sobre a situação atual e as perspetivas futuras da insegurança alimentar.