Imagem de Moçambique procura financiamento para abrir centro do café

Moçambique procura financiamento para abrir centro do café

Imagem de Moçambique procura financiamento para abrir centro do café

Moçambique procura financiamento para abrir centro do café

O governo moçambicano quer reforçar o cultivo do café como cultura de rendimento e criação de novos postos de trabalho. Para o efeito, o executivo busca financiamento para abertura do primeiro centro de formação e promoção do café nacional.

A intenção manifestada nesta quinta-feira pelo Secretário de Estado do Mar e Pescas, Momade Juízo, na Expo Café Moçambique 2025, que decorre até este sábado na cidade de Maputo.

“Com o objetivo de reforçar as capacidades locais. Também tem em curso o apoio para a construção de um centro de formação e promoção do café moçambicano”.

O governo moçambicano pretende, e diz Momade Juízo, estar já a dar passos para a massificação da produção da cultura do café.

“Nesse sentido, e com o apoio dos parceiros de cooperação, quadros dos setores da agricultura e outros, das associações de produtores e empresas do café, têm-me associado de cursos de mestrado na Universidade da Itália, cursos de formação em café de valor e agronegócio no Instituto Agrónomo Mediterrâneo de Bari, na Itália, e formações de curta duração”.

O cultivo do café Moçambique envolve pouco mais de 4 mil pequenos agricultores, sobretudo, nas províncias de Maputo, Cabo Delgado, Manica e Sofala e com uma produção atual de 90 toneladas, numa área de 100 hectares.

Orfeu de Sá Lisboa – Correspondente RDP África em Maputo

Reprodutor de áudio